Alimentos Medicinais


1- Maçã

  É uma das frutas mais velhas e populares. Atualmente existe mais de 7.500 tipos de variações da fruta com diferentes cores, sabores e nutrientes.

  Em média uma maçã pequena contém;
Calorias: 77
Proteínas: 0g
Gorduras total: 0g
Carboidratos: 20g
Fibra: 3.6g
Colesterol:0 mg
Vitamina C: 7.9mg


  A maçã é também uma boa fonte de quercitina (Flavonóides) e contém quantidade significativa dos minerais Boro, Ferro e Vitamina B2.

Benefícios para a saúde:
- A fruta contém uma combinação de nutrientes que ajuda a combater quase tudo, desde câncer à constipação e doença cardíaca. A maior parte destes nutrientes, vitaminas e antioxidantes se encontram na sua pele.
- A fibra pectina é solúvel e favorece o crescimento das bactérias boas do sistema digestivo promovendo uma digestão sadia e também ajudando a minimizar o nível de colesterol. Essa fibra também previne a constipação.
- Comer uma maçã ajuda a limpar os dentes e massagear as gengivas fazendo uma boa prevenção da inflamação da gengiva.
- A quercitina contida apenas na casca tem atividade anti-inflamatória que ajuda nos casos de artrite e crescimento da próstata. De acordo com vários estudos a maçã também ajuda a controlar o nível de insulina e isso ajuda a manter o bom nível de açúcar no sangue.

Dicas de uso:
- Corte fatias finas (mantendo a casca), leve ao fogo baixo, polvilhando com bastante canela. Mantenha a panela tampada de 3 a 5 minutos. Sirva como uma sobremesa ou acompanhando fatias de peito de peru no jantar.
- Faça uma salada refrescante usando duas xícaras de alfaces variadas picadas na mão, 4 fatias de peito de frango, ½ xícara de cubos de maçã partida com a casca, ½ xícara de uva sem caroço, 1/3 de xícara de queijo magro partido em fatias, misture os ingredientes e regue com um molho feito usando 1 colher de sopa de limão e 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto.



2- Aspargos

  O aspargo é uma importante fonte de nutrientes. Deve ser usado sempre natural, cozido na água ou no vapor.

  Uma xícara de aspargos frescos cozidos contém:
Calorias: 43
Proteínas: 4.7g
Gorduras total: 0.5g
Carboidratos: 7.6g
Fibra: 2.9g
Colesterol:0mg
Vitamina C: 19mg
Folato: 263 mcg
Riboflavina: 0.2mg
Tiamina: 0.2mg
Vitamina A: 970 UI


Benefícios para a saúde:

  O conteúdo de Folato e das vitaminas B6 e B12 são importantes para a saúde cardiovascular, pois ajudam a baixar a homocisteína (uma substância que promove ateroesclerose). O Folato é também necessário para prevenir defeitos de nascença incluindo má formação nos bebês. O legume é ainda uma boa fonte de potássio e contém baixo nível de sódio. Essa combinação favorece a diurese ajudando dessa maneira a melhorar as doenças que têm acúmulos de líquidos, como por exemplo, a retenção de líquido presente na tensão pré-menstrual.
  Dos vegetais e frutas analisados até hoje o aspargos é o que contém o maior nível de glutation (um potente anti-câncer e antioxidante) que promove a melhora no sistema imunológico e o reparo dos danos do DNA.

Dicas de uso:
- Cozinhe 200g de aspargos frescos em uma panela com água fervente durante 4 a 5 minutos. Remova prontamente e deixe resfriar numa vasilha com água gelada por 5 minutos. Escorra e reserve. Na mesma panela aqueça 1e 1/2 colher de azeite de oliva e refogue ½ xícara de cogumelo fresco fatiado, duas colheres de sopa de cebolinha picadas e o aspargos. Coloque uma pitada de sal e após 3 a 4 minutos sirva. Quente ou frio acompanhando filé de peixe branco (tilápia).



3- Amêndoas

  É um tipo de oleoginosa que tem importante função na prevenção e tratamento de várias doenças.

  ¼ de xícara de amêndoas contém;
Calorias: 205
Proteínas: 7.6g
Gorduras total: 18g
Carboidratos: 6.6g
Fibra: 4g
Colesterol:0 mg
Cálcio: 92mg
Magnésio: 76mg
Riboflavina: 0.30mg
Vitamina E: 9mg

Benefícios para a saúde:
  É a oleoginosa mais rica em cálcio que ajuda a prevenir a osteoporose. Estudos apontam que o uso dela ajuda a reduzir o risco de câncer intestinal. O seu teor de vitamina E, Fibras e Polifenóis são provavelmente os elementos que promovem esta proteção. O uso de apenas algumas amêndoas por dia ajuda a reduzir o nível do colesterol total e o colesterol LDL em torno de 4% e o teor de antioxidantes contribui para inibir a oxidação do colesterol LDL. Seu conteúdo de Potássio ajuda a baixar a pressão arterial e também a evitar o aumento rápido do nível de açúcar pós uma refeição. Esse efeito é importante para os diabéticos. O estudo em grande número de enfermeiras nos EUA comprovou que as usuárias de amêndoas tiveram uma redução de 25% na chance de desenvolver cálculo de vesícula.

Dicas de uso:
- Liquidifique ¼ de xícara de amêndoa com ¼ de xícara de linhaça dourada, acondicione em recipiente fechado na geladeira e use para polvilhar saladas, pratos gratinados ou frutas frescas.



4- Abacate


  Existem vários tipos de abacate. Todos apresentam excelentes benefícios para a saúde.

  1 xícara de abacate em fatias contém;
Calorias: 235
Proteínas: 3g
Gorduras total: 22g
Carboidratos: 11g
Fibra: 7g
Colesterol:0 mg
Folato: 90mcg
Vitamina A: 893UI
Vitamina B6: 0.41mg
Vitamina C: 11.5mg


Benefícios para a saúde:
  Muitas pessoas evitam o abacate por causa do seu alto teor de gordura, porém a maior parte é gordura monosaturada, sadia que tem um efeito positivo de baixar o colesterol LDL e o triglicerídeo, aumentando o colesterol HDL e isso leva a uma boa saúde do coração. O seu alto teor de luteína é importante para manter a saúde da vista.

Dicas de uso:
- Guacamole: Dois abacates pequenos descascados e amassados, 1 tomate picada, 1 cebola pequena cortada em pequenos pedaços, duas pitadas de alho em pó, 1 colher de sopa de suco de limão, ½ colher de pimenta picadinha (opcional), duas pitadas de sal, uma pitada de pimenta em pó. Misture todos os ingredientes e mantenha refrigerado até a hora de servir. Sirva com torradas integrais ou chips de milho.
- Use também fatias de abacate para complementar a sua salada favorita.



5- Brócolis

  É considerado uma jóia da nutrição por uma boa razão, tem alto nível de fibras, vitaminas, fitonutrientes e poucas calorias.

  ½ xícara de Brócolis picados e cozidos contém;
Calorias: 27
Proteínas: 2g
Gorduras total: 0g
Carboidratos: 5.5g
Fibra: 2.6g
Colesterol:0 mg
Folato: 84mcg
Vitamina A: 1207UI
Vitamina C: 50mg
Cálcio: 31 mg

Benefícios para a saúde:
  Tem mais vitamina C do que a laranja e é uma boa fonte de folato, fibras e vitamina A. Seu alto conteúdo de Betacaroteno e vitamina C ajuda a reduzir o risco de catarata, doença cardíaca e diversos tipos de câncer, incluindo mama e pulmão. Contém uma combinação balanceada de fibras insolúveis e solúveis que ajuda no controle de constipação e diarréia prevenindo câncer de cólon, diverticulose e outras doenças intestinais. Seu alto conteúdo do químico Sulforofano ajuda a matar a bactéria H pilory que causa úlceras gástricas. Essa mesma substância parece ser efetiva para câncer de ovário.

Dicas de uso:
- Salada de Brócolis: Duas xícaras com floretes do brócolis cozidas no vapor por aproximadamente 3 minutos, 1 xícara de abobrinhas cortadas em cubos e cozidas no vapor por aproximadamente 3 minutos, ½ pimentão vermelho cortados em tiras finas. Coloque tudo em um recipiente e regue com molho feito usando 4 colheres de azeite e uma de mostarda de djon e ½ colher de mel de abelha.
- Aproveite sempre os talos do Brócolis para usar cortados no arroz integral, sopas ou feijão.



6- Cou
ve-Flor

  É um vegetal crucífero associado com várias propriedades para combater diversos tipos de câncer.

  1 xícara de couve-flor em pedaços contém;
Calorias: 28
Proteínas: 2g
Gorduras total: 0,5g
Carboidratos: 5g
Fibra: 2.5g
Colesterol:0 mg
Folato: 54mcg
Vitamina B6: 0.214mg
Vitamina C: 55mg

Benefícios para a saúde:
  Contém alto nível de Alicina, substância também encontrada na cebola e no alho, que ajuda a prevenir ataques cardíacos, acidentes vasculares e doenças cardio-vasculares. É uma boa fonte de vitamina C e Selênio, dois antioxidantes que ajudam a melhorar o sistema imunológico, ajudando a combater infecção, gripe comum, sinusites e bronquites. Seu alto nível de Sulforofano dentre outras substâncias, aumentam a capacidade do fígado de neutralizar substâncias tóxicas que causam câncer. Estudos comprovam que os vegetais crucíferos ajudam a reduzir o risco de câncer de pulmão, cólon, mama, bexiga e ovário. O conteúdo de índole-3-carbinol interage com o estrógeno e pode ajudar a previnir câncer de mama e outros cânceres relacionados a hormônio.

Dicas de uso:
- Ao forno: Corte os floretes em pequenos pedaços e arrume uma camada em pirex untado. Polvilhe dois dentes de alho picados em pequenos pedaços, esprema o suco de 1 limão e regue com um fio de azeite de oliva e finalize com um pouco de sal e pimenta. Coloque no forno pré-aquecido médio, descoberto, durante 15 minutos ou até dourar. Polvilhe com queijo ralado e use acompanhando fatias de frango ou carne magra.
- Aproveite os talos para agregar valor nutritivo na sua sopa ou feijão.